Electric Shock

Há muito tempo quando ainda estava morando em Manaus, comprei um Electric Shock, na época era febre na cidade, todo mundo tinha um. Eu comprei mas nunca montei, pois nessa mesma época consegui uma planta de Extra 330 da 3D Batix. Com isso, não julguei ser vantagem montar um Electric Shock. Voltei para Belo Horizonte, e ele ficou guardado esse tempo todo.

Tentei vender o avião mas pouca gente aqui conhecia, então nunca achei um comprador. Por fim pensei: “vou montá-lo para voar, pois é bem melhor do que ficar guardado no armário.”

O avião é fabricado pela Precision Aerobatics, uma empresa australiana que por sinal fabrica aviões de alta qualidade com um acabamento impecável. Porém pela falta de um representante da empresa no Brasil, existem muito poucos modelos da Precision por ai.

Como características, temos um avião shock fly, em balsa, com asa perfilada, bem fun fly. A estutura toda feita em balsa com linkagem e reforços em fibra de carbono, as asas são extraíveis, e possuem uma baioneta de fibra de carbono. Todas as peças necessárias para a montagem, exceto a eletrônica, vêem no kit. Até a qualidade da caixa é boa, com todas as peças bem protegidas.





O kit possui um manual de montagem (em inglês) muito detalhado. Seguindo os passos do manual, em 15 minutos o avião vai estar pronto para voar. Ai você gasta mais uns 5 minutos para configurar o rádio: ATV, Sub Trim (não necessário se fizer uma boa montagem), reversão, Rates e Exponenciais.


A montagem foi tão rápida que quando percebi, já estava com o avião praticamente montado então não deu para documentar o processo muito bem.



Na foto anterior, temos os servos já parafusados nas asas. Os servos do leme e do profundor também estão instalados na asa. E as asas já posicionadas. A vantagem que a montagem praticamente se resume a montar os servos, montar o motor, encaixar as asas e fazer a linkagem (que vem praticamente pronta)








Fotos do final da montagem onde dá para se ver a qualidade do acabamento do avião.


O primeiro vôo foi ótimo, não precisou nem trimar. Teve um problema, pois a hélice que usei estava desbalanceada e estava causando vibração em rotação mais alta. Com a troca por uma hélice de qualidade melhor o problema resolveu o avião voa perfeitamente. Fico devendo um vídeo.


Dados do avião:

Eletric Shock

Fabricante: Precision Aerobatics

Motor: Hyperion Z-2213

Servos: Turnigy MG90S Metal Gear 1,8kg 13,4g

Speed: Castle 18A

Bateria: Rhino 3S 1050mA 20C

Hélice: APC 10x3,8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX