Melhorias no Yak 55M

(Por Batuta)

Construí mais um Yak 55M, mas este veio com algumas modificações que eu acho que melhoraram o avião. E sugiro que seja implantada no projeto de montagem dos próximos aviões.

1 - Um problema do projeto sempre foi a fragilidade do trem de pouso. Assim, foi retirada a barra de depron (que sempre quebra mesmo), e foi colocado um novo travamento do trem de pouso sendo ancorado mesmo ponto do suporte das asas. E nos testes (pousos forçados ou quedas controladas) o trem de pouso resistiu bem. E por fim apesar de não demonstrada nestas fotos, foram retiradas também as polainas. São legais mas duram pouco.



2 – Os ailerons e as asas foram cortados em uma peça única, de forma a evitar que os ailerons se descolem com o tempo. Assim deve-se marcar (desenhar) o aileron na asa. Um sulco em forma de V deve ser cortado na posição de conexão da asa com o aileron. Parece complicado de fazer, mas é muito simples, deve ser feito a mão livre, angulando o estilete a 45 graus, e controlando a profundidade da lamina no depron. Para controlar a profundidade faça uma marca na lamina de forma que demonstre até onde a ponta do estilete deve entrar no depron. Eu utilizei uma marca de 3mm.

3 – Foi colocada na asa mais uma pequena barra de fibra de carbono, pois foi verificado que em manobras de grande deflexão com grande velocidade, por exemplo, os snaps em velocidade, existe uma deformação na ponta da asa e na ponta do aileron. Para a ponta do aileron ainda não foi dada uma solução. Esta modificação ainda está em testes. Nos vôos que fiz eu gostei do resultado, mas o avião ainda está muito novo e muito firme. Essa modificação será melhor avaliada com o tempo, quando o depron começar a amolecer.



4 – Por fim a utilização de arame aço piano de 0,5mm ou linha de pesca para o pull pull do leme. Por ser um arame extremamente duro, uma dobra simples travada com um termo retrátil ou tubo de aço, resolve para sua instalação, o que torna uma solução muito boa com a montagem muito simples.




Abaixo segue mais algumas fotos da pintura do Yakinho.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX