Extra 330 3D da 3DBatix modificado

A algum tempo nossa turma tem voado o Extra 330 3D da 3DBatix, um ótimo aeromodelo 3D para voos outdoor, com um custo beneficio muito bom. Este Extra tem um voo de fácil domínio, onde pode-se até mesmo aprender a voar, mas o proposito dele é o voo 3D, principalmente para treinamento de manobras. Porém, após centenas de voos e treinamentos de manobras, chegamos em um ponto onde o aeromodelo ficou pra trás, percebemos que precisamos de "mais", ele já não conseguia fazer com facilidade algumas manobras mais avançadas. Então estudando um pouco e quebrando a cabeça(além de alguns aeros), chegamos em um novo projeto em cima do mesmo. A diferença crucial desse novo modelo são as superfícies de comando maiores, com isso ganhamos em manobras com menor espaço aéreo. Outro item importante foram os SFG's(Side Force Generator), essencial nesse novo modelo, onde houve uma melhora significativa nos rolls(e derivados) e logicamente na faca(knife edge). Um outro detalhe foi travar toda a cauda e asa do modelo com fibra de vidro, e dessa forma evitamos torções de cauda e flambagem de asa. Na lincagem colocamos o sistema pull-pull no profundor e leme, a diferença significativa fica mesmo no leme, no profundor é quase imperceptível essa diferença, mas existe alguma melhora. Abaixo alguns detalhes das modificações:

  • Leme 1cm maior em seus 3 lados externos.
  • Profundor com área interna maior.
  • Fuselagem(parte vertical) 1cm maior em baixo.
  • Pontas dos ailerons adentrando na asa.
  • Adicionado SFG na asa.
  • Uso de fibra de vidro para travar a cauda e asa.
  • Sistema de lincagem pull-pull no profundor e leme.

A planta pode ser baixada AQUI.


Para a construção você encontra detalhes AQUI, lembrando que esse não é um shock mega leve para voos indoor, é para voos outdoor mesmo, onde o peso fica em torno de 250 a 330g, com baterias que podem variar de 700 a 1300mA. Nós usamos de 1320mA da Thunder Power.

Abaixo fotos com detalhes e um vídeo do voo:



Fotos em voo:




Detalhe do leme, maior que o original.

Detalhe do sistema pull-pull do profundor.

Detalhe do sistema pull-pull do leme.

Detalhes das fibras para travar a fuselagem.

Detalhe do profundor com área maior na região central e do pull-pull do leme.

Detalhe das pontas dos ailerons e dos SFG's.

Detalhe das fibras travando a asa.

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